quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grupo propõe Firefox quase sem abas

Definir o design de um novo browser é uma tarefa que desperta grande controvérsia. Um dos grupos que participa do desenvolvimento de novas propostas para Mozilla apresentou uma ideia que, aparentemente, vai na contra mão do desenho de navegadores: reduzir drasticamente o uso de abas.

A argumentação do grupo é que as pessoas navegam com muitas abas abertas e, frequentemente, acabam se perdendo entre elas e deixando de ver informações importantes nos websites.

A proposta, então, é agrupar todas as janelas abertas numa barra lateral à esquerda do browser ou, ainda, organizá-las em forma de mosaico numa tela única.

Assim, o usuário vê o um thumbnail de cada site numa única tela. O grupo argumenta ainda que a popularização dos monitores maiores (com 19´´´ou mais) permite criar browsers com este design, sem fazer o usuário perder área de visualização dos sites que visita.

Nesse tipo de desenho, as abas seriam exibidas muito raramente, e mesmo assim, para organizar várias janelas de um mesmo site, por exemplo.(Info)

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário