Na época do lançamento do Vista, softwares criados com base nessas tecnologias eram promessas que instigaram alguns a adquirirem o então novo sistema operacional. Passado um ano, ainda há pouquíssimos programas do tipo. Tim Sneath, evangelista da Microsoft, publicou uma lista deles. Olhei por cima, e aparentemente não há nada muito revolucionário ali.
Um dos programas dessa geração que se sobressai, seja por ser da Yahoo, seja por estar em desenvolvimento há mais de um ano (ele foi apresentado no lançamento do Vista), é o Yahoo Messenger for Windows Vista, uma versão especial do mensageiro instantâneo com gráficos cool. Pois bem, recentemente, ela chegou à versão beta, e está disponível para todos.
Testei o programinha, e verdade seja dita: que visual bacana! Efeitos 3D estão em todo canto, os menus são flutuantes e possuem transparência, e por aí vai. Vale menção também o gadget exclusivo e nativo que a instalação acrescenta à Windows Sidebar. Nele, é possível arrastar um contato, e a partir dali, interagir com o mesmo.
Em contrapartida, o desempenho é sofrível: caixas de diálogo demoram a aparecer, e engasgos são bastante comuns. Além disso, o programa sofreu cortes e mais cortes em suas funções: nada de vídeoconferência, bate-papo por voz, compartilhamento de imagens, SMS, plugins, e outros recursos existentes na versão convencional. A única feature do tipo é a transferência de arquivos, com suporte a arquivos de até 2 GB.
O programa está extemamente verde, e de acordo com o LiveSide, não mudou muito em relação ao que foi apresentado na CES (Consumer Electronics Show), em janeiro deste ano. Bloggers renomados, como a Mary Jo Foley, criticaram ferozmente a lentidão da Microsoft em oferecer programas que utilizem os recursos mencionados no início deste parágrafo, e é uma voz a mais no coro das que demonstram-se insatisfeitas com promessas não cumpridas da empresa.O Yahoo Messenger for Windows Vista é um pequeno passo na longa caminhada que a Microsoft tem pela frente a fim de consolidar o Vista e, o que é mais importante, cumprir as promessas feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário