segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Time mais antigo do Brasil

O Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande-RS, como o “Time de Futebol Mais Antigo” do Brasil, também conhecido por Vovô, fundado no dia 19 de julho de 1900.
A idéia de fundar um time na cidade de Rio Grande veio de um jovem chamado Arthur Cecil Lawson, que retornou da Inglaterra, após um período de estudos, com gosto pelo futebol e desejo de implantá-lo em sua terra. Contou com a ajuda de um amigo de infância, chamado de Herrique Buhie, mas isso não foi o suficiente, Arthur percebeu que sem o apoio da colônia alemã residente na cidade não conseguiria fundar um time.
O alemão Johannes Chistian Moritz Minnemam, respeitável e influente membro da sociedade, decidiu então lutar pela causa do jovem Arthur, e conseguiu reunir alemães, portugueses, ingleses e brasileiros, para fundar o clube de futebol.
No dia 14 de julho de 1900 foi realizada a primeira reunião para a fundação do time, mas neste dia algumas divergências não foram superadas e o projeto teve que esperar. No dia 17 de julho uma nova reunião foi marcada, e novos impasses surgiram, precisando ser novamente remarcada. Finalmente, no dia 19 de julho de 1900, foi fundado o Sport Clube Rio Grande, o primeiro time de futebol do Brasil.
O Sport Clube Rio Grande hoje disputa o Campeonato Gaúcho na 2ª divisão, mas continua fazendo sua história e levando o brilho do futebol a todas as gerações.

Curiosidades:

Muitos podem pensar que o Flamengo, Vasco e Vitória são mais antigos que o Rio Grande, eles foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol;
O time da Ponte Preta foi criado 23 dias depois, no dia 03 de agosto de 1900;
Existem indícios de um time ainda mais antigo, mas que não existe mais, o São Paulo Athletic Club, fundado no dia 13 de maio de 1888, dia da abolição da escravatura;
Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF para ser o “Dia do Futebol”;


Via RankBrasil
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário