segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Google Opensocial



Para fazer frente ao Facebook (quem não usa deveria pelo menos conhecer) o Google lançou um projeto chamado OpenSocial, uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de aplicativos para redes sociais. Para utilizar os gadgets basta adotar o padrão estabelecido pelo Google. Desenvolvedores podem criar suas próprias aplicações, para isso basta seguir os standards dos APIs. O projeto conta com vários parceiros de peso como Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, MySpace, Ning, Oracle, orkut, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo, and XING.

Agora você pode estar se perguntando, e na prática o que isso significa? No início do post eu falei que você deveria conhecer o Facebook, esse “concorrente” do Orkut é um heavy user de apps de terceiros, que permite inclusive visualizar sua conta do Orkut através dele. Por enquanto são poucas as aplicações disponíveis, a mais legal que eu encontrei é o iLike, um app que permite compartilhar suas músicas favoritas (imagem abaixo). Além disso agora é possível visualizar as fotos e vídeos no profile, mas isso eu não sei se tem a ver com o SandBox.

Para ter acesso aos recursos é necessário inscrever-se no OpenSocial como desenvolvedor. Na verdade é só preencher um formulário simples com o nome, e-mail da conta do orkut (obrigatório), empresa (invente uma) e linguagens de programação preferida. Eu não programo nada e me inscrevi, em menos de 2 horas meu pedido foi aceito.

Faça o seu Opensocial

Nenhum comentário:

Postar um comentário