quinta-feira, 26 de março de 2009

Desligar seu Pc com hora programada

Dica válida para o XP

Eu acho que você já deve ter passado pela situação de precisar desligar o micro, mas, por algum motivo, como o download de algum arquivo ou a impressão de um relatório, teve de ficar esperando minutos, e até horas, até poder desligar o computador. Então pessoal, aprenda neste tutorial como desligar seu XP em hora programada.

Um pequeno truque, no entanto, permite programar o desligamento do micro e você fica livre dessa incumbência.

Um comando chamado “Shutdown” permite programar o desligamento do Windows com a ajuda de um timer. Clique no botão “Iniciar” e em “Executar”. No campo “Abrir”, digite “shutdown -s -txx (em que “xx” é o tempo em segundos decorridos que ativarão o desligamento).

Por exemplo, se você quiser que o Windows seja desligado dentro de uma hora, digite “shutdown -s -t3600.(figura 1)


Figura 1

Pressione “Ok” para fechar a caixa de diálogo. O timer mostra uma janela com o tempo que falta para o desligamento.(figura 2)


Figura 2

Se quiser, você pode continuar a trabalhar normalmente. No entanto, a janela de aviso fica sobreposta às demais. Você pode anular o desligamento programado digitando “shutdown -a” na linha de comando da caixa de diálogo “Executar”. Esse exemplo foi realizado com o Windows XP Professional.

Criando uma tecla de Atalho para desligar o micro

Você pode criar um ícone na área de trabalho para acessar o programa Shutdown. Para criar o atalho clique com o botão direito em qualquer área livre do desktop e selecione “Novo/Atalho” no menu rápido. Na linha de comando digite “SHUTDOWN.exe -s -txx (xx são os segundos do timer) e clique em “Avançar”. Escolha um nome para o atalho e clique “Concluir”.

Image and video hosting by TinyPic

Um comentário: